2013 -
Dia 21 de março foi o dia da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
As turmas de 3o., 4o. e 5o. ano assistiram ao filme Hairspray. Hairspray é uma comédia musical que narra a história de Tracy Turnbald uma adolescente que foge dos padrões estéticos da época (década de 60): é gordinha, mas que impressiona os juízes do programa adolescente pelo seu estilo de dançar, conseguindo uma vaga no mesmo e ameaçando a hegemonia “branco, magro e loiro” do programa.
Além disto, Tracy é amiga dos alunos negros do colégio que até então ainda vivem em um sistema de segregação racial em todos os setores da sociedade, inclusive no próprio programa. Este filme foi um ponto de partida para se discutir questões como preconceito racial e bullying que fazem parte do cotidiano escolar de todas as escolas.
Os alunos também responderam em inglês perguntas sobre o filme e leram as legendas, em português, para entender as músicas que estavam em inglês. Confira as avaliações e algumas reflexões sobre este trabalho. Foi apenas um começo, mas uma primeira tentativa, na minha matéria, em trabalhar com os alunos suas próprias identidades, auto-estima e respeito à diversidade.
Teacher - A Tracy durante o filme virou garota propaganda de uma famosa rede de lojas. E aqui no Brasil, quem são as garotas-propagandas das lojas?
Students - A Gisele Bundchen, a Paloma Oliveira, a Isís Valverde....
Teacher: - Vocês costumam ver garotas-propagandas com a aparência da Tracy? Por quê?
Students: - Iihh tia, muito difícil.... Ela é 'gorda', né? Na televisão só tem gente magrinha....
Teacher: - E negros? Vocês vêem negros em comerciais?
Students: - Ah, negro tem sim... aquela que fez a Maria da Penha na novela....
Teacher: - A Taís Araújo?
Students: - Ela mesmo!!!!
Teacher: - Mas só ela, né?
Students: - É né, tinha que ter mais......
Teacher: - Aqui em nossa escola há muitos negros como a Taís Araújo, a professora de inglês ....
Students: - Tia, meu pai é negro e minha mãe é branca.....
Teacher: - Mas ando escutando nos corredores e por vezes na sala de aula alguns alunos se ofendendo, chamando o outro de 'macaco', 'crioulo' ....
Students: - É teacher, este aqui está sempre xingando os outros...
Teacher: - Temos que ter orgulho de quem somos. Nosso país é fruto da mistura de várias raças, entre elas a raça negra. Todas tem seu valor e merecem respeito.
_*_*_*_*_**_*_*_*_*_
Teacher: Há uma cena do filme que a Amber faz um desenho debochando do professor e bota a culpa na Tracy, o que vocês acham disto?
Students: Eu odeio a filha da 'dona' do programa. Ela só faz maldade!
Students: ... e a mãe também.... Elas e o outro 'dono' do programa ficam chamando a Tracy de 'baleia' o tempo todo.
Teacher: Mas na sala de aula, não acontece isto às vezes.... Aluno colocando a culpa no outro?
Students: Acontece sim! Acontece sim! (catarse, alunos relatam estes episódios)
Teacher: Então, o que devemos fazer nestas situções?
Students: Chamar a professora....
Students:: Ir para a direção.....
Students: Quem faz tem que assumir a verdade....
Teacher: - O que vocês aprenderam com o filme?
"Que não podemos fazer bullying com o amigo"
"Aprendemos que não é legal chamar os amigos de 'carvão', 'macaco', 'baleia', 'seu preto', 'verme' , 'cabeção' 'paraíba'., quando falamos que a menina tem cabelo duro, quando xingamos nossos colegas..."
"O filme fala sobre racismo e bullying. Não devemos xingar os que são diferentes da gente"
"Nossos amigos têm nome"
"Não podemos colocar apelidos que o colega não gosta"
"Somos todos seres humanos"
"Eu adorei o filme!!! Tem música e dança"
"Teacher, eu gostei muito do filme"